Valença, BA - Brasil
Cliente:
Banco Icatu;
Grupo Ipiranga; Opportunity
Área da propriedade:
4.661.406 m2
Área construída:
236.088 m2
Unidades hoteleiras:
340
Unidades residenciais:
581
O conceito urbanístico que preside o “Resort Ponta do Curral” é o de uma ocupação planejada das áreas, cuja vegetação original já foi descaracterizada pela ação anterior do homem, com ênfase na recuperação de parte delas, especialmente daquelas que se integram de forma mais direta às edificações.
Em linhas gerais, portanto, a metodologia utilizada visa impedir a continuidade da incidência dos fatores de descaracterização, além de engendrar a utilização racional do patrimônio paisagístico e ambiental que singulariza a propriedade.
O empreendimento como um todo prevê a implementação dos seguintes equipamentos: três hotéis; quatro clubes de lazer; oito centros de comércio e serviços; marina; hípica; central de administração; e viveiro; além de duas zonas residenciais que se distribuem pelo restante da parcela aedificandi da propriedade.
A elaboração da proposta de ocupação para a Ponta do Curral foi regida por alguns princípios básicos que estão alinhados com o espírito preservacionista que fundamenta a APA.